domingo, 20 de novembro de 2016

Erasmus + - Encontro de Escolas em Atenas - Grécia


Breve diário de bordo (24-30 janeiro 2016)

 
Os professores de quatro escolas de diferentes países reuniram-se na escola de Atenas, sendo a equipa portuguesa composta pelo coordenador do projecto, José António Liberato e o responsável linguístico, José Carlos Machado. Esta reunião teve como objetivo monitorizar as várias atividades que se têm desenvolvido nos diferentes países e programar, para o presente ano, as atividades finais do projeto. Partindo da realidade de cada escola (instituições escolares localizadas em Vila Pouca de Aguiar - Portugal; Šiauliai - Lituânia; Goksun - Turquia e Atenas - Grécia) foram apresentadas várias atividades. A saber: edição de um calendário com imagens das diversas escolas e ambientes escolares dos vários países; edição de um dicionário com palavras e expressões fundamentais para o projecto, com a respetiva pronuncia nos vários idiomas do projeto; edição de cartazes sobre a problemática do bullying escolar; impressão e divulgação de desdobráveis sobre o bullying em contexto escolar e os seus riscos no desenvolvimento integral do aluno; edição de um livro sobre a investigação, nas várias escolas do projeto, sobre a questão da violência escolar nos vários países.
Neste encontro em Atenas tivemos oportunidade de contactar com a cultura grega, berço da cultura europeia. A herança da era clássica é evidente na cidade, representada por antigos monumentos e obras de arte, sendo o Partenon o mais famoso de todos, considerado um marco fundamental do início da civilização ocidental. Subimos a Acrópole carregando às costas um sentimento de privilégio por fazer parte desta cultura que a todos diz respeito. Contemplamos Atenas calma e tranquila a seus pés. A Acrópole toma conta do nosso pensamento e descobrimos uma nova Atenas.
Calcorreando as suas ruas conseguimos ver deambulando, refugiados sírios, figuras humanas vergadas pelo peso das suas mochilas, onde transportam sonhos desfeitos, pedaços de vida e memórias de um país que já não existe. Olhando nos olhos sombrios, sem vida e sem esperança, experimentamos o verdadeiro abandono do ser humano.
A criança que sorri quando estende a mão procurando receber uma moeda, toca no fundo da nossa consciência e no nosso coração. Estamos anestesiados pelos media e pelos discursos xenófobos que vão chegando a nossas casas.
Voando sobre o mediterrâneo, cemitério de muitos refugiados, temos a perceção da verdadeira tragédia humana. A verdadeira solidariedade passa pelo acolhimento, pela elevação da dignidade da pessoa.
A minha religião é o amor que acolhe, não o Deus que nos exclui da humanidade.
Os projectos Erasmus+ promovem o encontro de culturas, derrubam barreiras, destroem muros. Estes permitem que alunos e professores experimentem o encontro de culturas. Trabalhamos a cidadania europeia através da escola, das actividades pedagógicas e dos intercâmbios. Se em cada país eu fizer um amigo estou a construir pontes que me permitem derrubar os muros que se vão construindo.
Na Grécia experimentamos a alegria do encontro, partilhamos histórias, vivemos experiências significativas que nos permitem sonhar juntos.
O berço da cultura europeia ensina-nos que nada é definitivo, ainda é possível a construção de uma Europa solidária e mais humana, onde todos os povos encontram a paz, a liberdade e a fraternidade.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário