domingo, 20 de novembro de 2016

Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar


Portugal - Erasmus+  de 18 a 22 de abril 
 
 
 
Durante a semana de 18 a 22 de abril estiveram no nosso agrupamento, no âmbito do Projeto Erasmus+, três delegações de docentes da Lituânia, Turquia e Grécia para, em conjunto com a equipa portuguesa levarem a cabo a 4.ª reunião transnacional subordinada à temática Let’s Stop Violence through Art, sports and literature (Vamos parar a violência na Escola através da Arte, desporto e literatura).
                Este encontro teve como objetivo imediato a finalização dos chamados “intelectual outputs”[1] que estiveram na base da aprovação do referido projeto e que conglomeram as múltiplas atividades e ações desenvolvidas: a criação de um blogue, a operacionalização de um webinar, a publicação de um livro ou a criação de um site para enumerar apenas algumas.
                Nesta linha, os dias foram parcialmente utilizados para reuniões de trabalho embora, no programa constassem, ainda, várias visitas lúdico- pedagógicas que foram integralmente cumpridas.
                A semana teve o seu início com a receção oficial na sede do agrupamento onde o Sr. Diretor expressou o seu agrado e importância, para a comunidade escolar, deste Projeto. Mais tarde os alunos do Agrupamento presentearam os presentes com uma atuação musical. De resto, a participação ativa dos alunos/formandos foi uma constante o que atesta, mais uma vez, o seu envolvimento e o cariz multidisciplinar e a troca de informação como um dos pilares para o desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens num mundo ávido “da formatação em série” e da manipulação dócil.
                Na esteira prolixa de um colega de profissão que afirma que “de onde menos se espera é de onde não sai nada” os nosso alunos excederam, em muito, as nossas expetativas porque deles esperamos muito e o muito que esperamos é sempre ultrapassado se os munirmos de oportunidades para serem criativos. Alguns bons exemplos do que referimos convergem na peça de teatro que alguns alunos do 5.º ano dramatizaram “The Little Match Girl” (A pequena rapariga dos Fósforos) totalmente falada em inglês, com longas didascálias e uma grande vertente catártica e moralística ou a apresentação de trabalhos de divulgação turística sobre o nosso concelho e região, em contexto de sala de aula, na nossa turma do Curso Profissional de Turismo, as atividades multidesportivas na Barragem da Falperra ou, por fim, a atuação de uma banda, constituída por alunos do nosso agrupamento, no jantar de despedida.
                Por último mas não menos importante, de referir que o nosso concelho com a sua diversidade de fauna, flora, gentes, morfologia, tradições e o fácil e inequívoco “entre quem é” é, na verdade, também, parte do “Reino Maravilhoso” a que aludia Torga. Os docentes estrangeiros ficaram rendidos à profusão de espaços naturais e humanos com potencial turístico e com os equipamentos que, pouco a pouco, de forma sustentada, vão surgindo. Às vezes a melhor forma de nos conhecermos é pela “lente” dos outros, esse fenómeno a que chamamos de alteridade e que nos tem vindo a (en)formar e a enriquecer ao longo do nosso devir histórico. Possivelmente, como escrevia um grande estudioso da História de Portugal, Charles Boxer, (inglês) no que toca à miscigenação e ao contato com o outro “the portuguese are diferent” percebi, pelo contexto, que ele queria dizer “melhores”. 
                José Carlos Oliveira Machado
              José António Liberato



[1] Produtos intelectuais que são, grosso modo, a face mais visível destes Projetos e que são consequência mediata das inúmeras atividades levadas a bom termo (durante a duração do Projeto) quer de docentes quer de discentes e outros agentes educativos.
 

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