segunda-feira, 23 de março de 2015

Notícia Lituânia


De 4 a 10 de janeiro, estiveram em Šiauliai (Lituânia) os professores: José António Liberato e José Carlos Machado no âmbito do Projeto Erasmus + “Let’s stop Violence through Arts, Sports and Literature”. Esta primeira reunião de trabalho visou, primariamente, elencar, as várias actividades a desenvolver em cada escola bem como os “produtos finais e, por fim, organizar um minucioso trabalho de logística já que este Projeto prevê, obrigatoriamente, mobilidades de alunos (num total de 16) e professores para desenvolverem trabalho conjunto: workshops, teatro, artes plásticas, música, desporto, literatura e que culminará com a publicação de um livro.

Este projeto, coordenado pelo Professor José António Liberato, consequência de uma vontade indómita de propiciar ao nosso Agrupamento abordagens pedagógicas diferenciadas, procura desenvolver valores como a tolerância, o respeito, a compreensão e aceitação da diferença aliado, ainda, ao aperfeiçoamento linguístico e das tecnologias de comunicação e, por último, aprofundar o espírito de cidadania europeu, sem barreiras e constrangimentos de nenhuma espécie.

A reunião de trabalho teve lugar na quarta maior cidade de Lituânia (localizada a norte do país), com uma população estimada de 130.000 habitantes desenhada a régua e esquadro dado que foi totalmente destruída quer pela Grande Guerra quer pela Segunda Guerra Mundial. País com uma orografia algo monótona (a planície cobre todo o território), fomos recebidos por temperaturas árticas (entre os 12 e os 20 celsius negativos) pela Coordenadora do Projeto (docente de inglês numa escola de desporto de alta competição) de forma muito amistosa e acolhedora. Algumas horas mais tarde, conhecemos os Coordenadores das restantes escolas parceiras: uma de Atenas (Grécia) e uma outra de Kenseris (Turquia).

Durante estes dias tivemos oportunidade de visitar uma Escola Profissional de Comércio e Hotelaria onde os formandos tomam contacto com as suas áreas de formação. Neste contexto, visitámos, também, uma fábrica de chocolate que acolhe os formandos para que estes, em formação, possam desenvolver projectos de investigação que propiciem a criação de novas técnicas e sabores para o mercado. Nesta senda, também todos os professores do projecto participaram num workshop para uma melhor perceção do trabalho que esta empresa promove entre os formandos. Digno de nota, também, a visita ao Castelo de Trakai nas imediações de Vilnius que simboliza os primórdios do nascimento da Lituânia (sec. XIV) e que nos permitiu compreender os vários fluxos migratórios do passado (migração tártara) e o último bastião do paganismo na Europa. Na verdade, este povo eslavo com múltiplas minorias russófonas foi o último a abraçar o cristianismo apesar das várias investidas cruzadas levadas a cabo pelos povos germânicos.

Atualmente assistimos a uma nação que apresenta um dinamismo que converge num forte espírito europeu alimentado pela integração na EU, na NATO e na zona Euro (1 de janeiro de 2015).  A Lituânia, todavia, não está a conseguir estancar a sua população mais jovem fruto de baixos salários e debilidades económicas. Com efeito, com poucos recursos endógenos (sendo os cereais os que assumem maior destaque) tem este país de importar gás e petróleo da Rússia o que, de alguma forma, torna o país muito dependente da esfera russa. Nesta linha, são inúmeros os jovens que emigram e anseiam emigrar para países como o Reino Unido e a Alemanha.

Esta visita permitiu alargar os horizontes na compreensão das políticas educativas e culturais deste país eslavo o que pode contribuir para, no futuro, se assumir uma abordagem pedagógica mais diferenciada tendo em vista a formação integral dos nossos alunos.

 José António Liberato

 

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