De
4 a 10 de janeiro, estiveram em Šiauliai (Lituânia) os
professores: José António Liberato e José Carlos Machado no âmbito do Projeto
Erasmus + “Let’s stop Violence through Arts, Sports and Literature”. Esta
primeira reunião de trabalho
visou, primariamente, elencar, as várias
actividades a desenvolver em cada escola bem como os “produtos finais e, por
fim, organizar um minucioso trabalho
de logística já que este Projeto prevê,
obrigatoriamente, mobilidades de alunos (num total de 16) e professores para
desenvolverem trabalho
conjunto: workshops, teatro, artes plásticas, música,
desporto, literatura e que culminará com a publicação de um livro.
José António
Liberato



Este
projeto, coordenado pelo Professor José António Liberato, consequência de uma
vontade indómita de propiciar ao nosso Agrupamento abordagens pedagógicas diferenciadas,
procura desenvolver valores como a tolerância, o respeito, a compreensão e aceitação
da diferença aliado, ainda, ao aperfeiçoamento linguístico e das tecnologias de
comunicação e, por último, aprofundar o espírito de cidadania europeu, sem
barreiras e constrangimentos de nenhuma espécie.
A
reunião de trabalho
teve lugar na quarta maior cidade de Lituânia (localizada a
norte do país), com uma população estimada de 130.000 habitantes desenhada a
régua e esquadro dado que foi totalmente destruída quer pela Grande Guerra quer
pela Segunda Guerra Mundial. País com uma orografia algo monótona (a planície
cobre todo o território), fomos recebidos por temperaturas árticas (entre os 12
e os 20 celsius negativos) pela Coordenadora do Projeto (docente de inglês numa
escola de desporto de alta competição) de forma muito amistosa e acolhedora.
Algumas horas mais tarde, conhecemos os Coordenadores das restantes escolas
parceiras: uma de Atenas (Grécia) e uma outra de Kenseris (Turquia).

Durante
estes dias tivemos oportunidade
de visitar uma Escola Profissional de Comércio
e Hotelaria onde os formandos tomam contacto com as suas áreas de formação.
Neste contexto, visitámos, também, uma fábrica de chocolate que acolhe os formandos
para que estes, em formação, possam desenvolver projectos de investigação que
propiciem a criação de novas técnicas e sabores para o mercado. Nesta senda,
também todos os professores do projecto participaram num workshop para uma
melhor perceção do trabalho
que esta empresa promove entre os formandos. Digno
de nota, também, a visita ao Castelo de Trakai nas imediações de Vilnius que
simboliza os primórdios do nascimento da Lituânia (sec. XIV) e que nos permitiu
compreender os vários fluxos migratórios do passado (migração tártara) e o
último bastião do paganismo na Europa. Na verdade, este povo eslavo com
múltiplas minorias russófonas foi o último a abraçar o cristianismo apesar das
várias investidas cruzadas levadas a cabo pelos povos germânicos.


Atualmente
assistimos a uma nação que apresenta um dinamismo que converge num forte
espírito europeu alimentado pela integração na EU, na NATO e na zona Euro (1 de
janeiro de 2015). A Lituânia, todavia,
não está a conseguir estancar a sua população mais jovem fruto de baixos
salários e debilidades económicas. Com efeito, com poucos recursos endógenos
(sendo os cereais os que assumem maior destaque) tem este país de importar gás
e petróleo da Rússia o que, de alguma forma, torna o país muito dependente da
esfera russa. Nesta linha, são inúmeros os jovens que emigram e anseiam emigrar
para países como o Reino Unido e a Alemanha.
Esta
visita permitiu alargar os horizontes na compreensão das políticas educativas e
culturais deste país eslavo o que pode contribuir para, no futuro, se assumir
uma abordagem pedagógica mais diferenciada tendo em vista a formação integral
dos nossos alunos.
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