domingo, 20 de novembro de 2016

Erasmus + - Encontro de Escolas estrangeiras em Vila Pouca de Aguiar

Breve diário de bordo (9-13 novembro 2015)



Na continuidade das várias notícias que temos apresentado nas últimas edições do jornal “Notícias de Aguiar”, informo que o Encontro/intercâmbio Erasmus+ realizado em Vila Pouca de Aguiar decorreu de forma plenamente satisfatória. Acrescento que o intercâmbio de ideias e experiências, ocorrido entre 9 e 13 de novembro do corrente mês, envolveu cerca de 50 alunos e professores de quatro escolas de diferentes países.

O projeto está relacionado com as relações humanos e pedagógicas em contexto escolar e intitula-se “Let’s stop violence at school through art, sports and literature.”

Partindo da realidade de cada escola (instituições escolares localizadas em Vila Pouca de Aguiar - Portugal; Šiauliai - Lituânia; Goksun - Turquia e Atenas - Grécia) foram apresentadas várias atividades pedagógicas e culturais onde alunos e professores interagiram em conformidade com a temática do projeto. Este projeto, para além de abordar os objetivos específicos, teve igualmente como finalidade a divulgação das potencialidades da nossa região. Deste modo, os nossos alunos desenvolveram competências diversificadas, conviveram com estudantes europeus e adquiriram conhecimentos básicos de outras culturas europeias.

Neste encontro em Vila Pouca de Aguiar, o nosso Agrupamento disponibilizou um conjunto de atividades criteriosamente selecionadas e estabeleceu um conjunto de parcerias com o propósito final de garantir uma estadia enriquecedora aos nossos amigos estrangeiros. Este evento foi organizado pelo professor José Liberato, coordenador português do projeto.

O primeiro dia (segunda, 9 de novembro) foi dedicado ao acolhimento das comitivas estrangeiras: primeiramente por parte de alunos do Ensino Especial num momento recheado de significado afetivo; depois através de receções oficiais por parte da Direção Executiva do Agrupamento bem como a apresentação à comunidade aguiarense através de uma sessão de boas-vindas do Presidente do Município. Durante o período da tarde visitamos a Escola Básica de Pedras Salgadas com nova receção simbólica e com a apresentação de atividades dramáticas no auditório da escola. Seguiu-se uma visita à fábrica das Águas das Pedras e ao Parque Termal da respetiva vila onde decorreram leituras de prosa e poesia relacionadas com o ambiente. No final do dia, foi servido um jantar-bufete com a participação de pais e encarregados de educação dos alunos envolvidos.

No segundo dia (terça, 10 de novembro) durante o início da manhã, todos os grupos intervenientes realizaram trabalhos, antecipadamente marcados, no auditório da escola-sede. Ainda no período da manhã, visitamos o Museu Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Durante o período da tarde foi realizada uma visita ao Complexo Mineiro de Trêsminas que incluiu idas ao interior das Galerias Romanas e visita ao Centro Interpretativo, sempre acompanhados de técnicos especialistas do município. Oportunidade ainda para visitar as cortas de Covas e Ribeirinha onde decorreu uma breve apanha da castanha acompanhada de figurantes vestidos com trajes tradicionais da faina rural. Antes do Jantar Tradicional, tempo ainda para o visionamento de documentários alusivos ao património do concelho e para assistir à peça de teatro “The big bad friend” protagonizado por um docente da nossa escola em colaboração com alunos convidados.

No terceiro dia (quarta, 11 de novembro) voltamos a realizar tarefas de âmbito interno e realizamos Jogos Populares no Pavilhão Gimnodesportivo Gomes da Costa. Aproveitamos ainda a celebração do dia de S. Martinho para oferecer castanhas assadas durante o almoço nas cantinas escolares - oferta extensiva a todos os alunos. Durante o período da tarde realizou-se, no Centro Social de Tourencinho, uma atividade de convívio intergeracional com danças e cantares recorrendo também às sonoridades das concertinas de alunos da nossa escola.

Na quinta-feira - 12 de novembro - foi a vez da comitiva se deslocar à cidade do Porto percorrendo um roteiro histórico e cultural (por exemplo, a Estação de S. Bento; Avenida dos Aliados; Livraria Lello; etc.), realizando uma visita ao Museu “World of Discoveries: Museu Interativo/Parque temático” e efectuando uma viagem de barco no rio Douro onde se observou as pontes e atendendo ao seu significado histórico. O dia finalizou com um jantar animado musicalmente pelo Grupo de Cantares do Vale de Souto e Outeiro.

            O último dia (sexta, 13 de novembro) foi inteiramente dedicado à região do Douro com visita à Adega Caves Vale do Rodo, Museu do Douro e outras localidades circunvizinhas como Régua e Pinhão. No final do dia, houve mais uma reunião dos coordenadores/professores de cada país para proceder a um balanço provisório e agendar novas tarefas. No fim da tarde, realizou-se o Jantar de Despedida com os discursos de encerramento - incluindo o do Diretor do Agrupamento - e a entrega de lembranças e diplomas.

Finalmente uma “palavra” de agradecimento a todos os que nos ajudaram: alunos e professores de todo o Agrupamento, Direção Executiva, município aguiarense, pais/encarregados de educação e demais instituições culturais.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário